Os Sintomas de Pressão Alta e Hipertensão fazem parte do imaginário popular e tornaram-se quase um Mito da Medicina! Dor de cabeça e Cefaleia, insônia, sonolência, tremores, dormência, zumbido no ouvido… Mas quais deles realmente tem relação com a Pressão Alta? Confira.

Sintomas de Pressão Alta – O quê é mito?

sintomas de pressão alta

Há um equívoco muito comum de que as pessoas com pressão arterial elevada, também chamado de Hipertensão arterial ou, simplesmente, hipertensão, irão apresentar sintomas como nervosismo, sudorese, dificuldade em dormir ou rubor facial.

A verdade é que Pressão Alta é, em grande parte, uma doença assintomática. Se você ignorar a sua pressão arterial e deixar de medi-la, só pelo fato de que você acha que os sintomas da pressão alta irão te alertar sobre a doença – você está colocando sua vida sob sérios riscos. Todo mundo precisa de conhecer os seus valores de pressão arterial, e todo mundo precisa evitar que a pressão arterial se mantenha elevada por muito tempo.

Pressão Arterial é uma doença Assintomática!

O mito das Dores de Cabeça na Hipertensão

A relação entre Cefaleia e Hipertensão é geralmente coincidência, mas algumas evidências sugerem que um mau controle da pressão arterial pode exacerbar a frequência e gravidade da enxaqueca. ((Migraine and hypertension. Is there a relationship?)) Entretanto, a melhor evidência científica indica que a pressão arterial elevada não causa dores de cabeça, exceto, talvez, no caso de crise hipertensiva (pressão arterial sistólica com valores maiores que 180/110mmHg, ou 18/11cmHg).

Em uma revisão da Revista Neurology, o autor cita que:

a dor de cabeça “típica” da doença hipertensiva apresenta-se como não-enxaqueca, presente ao acordar e que melhora ainda pela manhã. Todos os seus pacientes analisados tinham hipertensão maligna e sistólica> 230 mm Hg. ((Headache and hypertension: refuting the myth))

No início de 1900, assumiu-se que as dores de cabeça foram mais comuns entre as pessoas com pressão arterial elevada. No entanto, a investigação sobre o assunto não suporta este ponto de vista.

Pressão Alta, Menos Cefaleia?

De acordo com um estudo, as pessoas com pressão arterial elevada parece ter menos dores de cabeça do que a população geral. ((Migraine is more frequent in individuals with optimal and normal blood pressure: a population-based study.))

Em um estudo publicado na revista Neurology, as pessoas com maior pressão arterial sistólica (o número mais alto em leituras de pressão arterial) foram até 40 por cento menos propensos a ter dores de cabeça em comparação com aqueles com mais saudáveis leituras de pressão sanguínea. ((Headache and hypertension: refuting the myth))

Portanto, dores de cabeça ou a falta de dores de cabeça não são indicadores confiáveis de sua pressão arterial. Em vez disso, trabalhar com o seu médico e saiba sempre os valores da sua pressão.

O mito de hemorragias nasais (epistaxe) e Pressão Alta

Exceto nos cados de crise hipertensiva, hemorragias nasais (epistaxe) não são um indicador confiável para a Pressão Alta. Em um estudo, 17 por cento das pessoas tratadas com emergências de pressão arterial no hospital teve hemorragias nasais. No entanto, 83 por cento não relataram tais sintomas. Embora também tem sido observado que algumas pessoas no

sintomas de pressão alta

s estágios iniciais de pressão arterial elevada pode ter mais hemorragias nasais do que o habitual, existem outras explicações possíveis. Se as suas hemorragias nasais são frequentes (mais do que uma vez por semana) ou se eles são muito volumosas ou difíceis de parar (estancar), você deve conversar com seu profissional de saúde. ((Nose-bleeding and High Blood Pressure))

As causas da Epistaxe:

Tenha em mente que hemorragias nasais podem ser causadas por uma variedade de fatores, sendo o mais comum é o ar seco (clima seco). O revestimento do nariz contém muitos vasos sanguíneos minúsculos que podem sangrar facilmente, principalmente quando ressecados. Em um dia seco, as membranas nasais pode secar e fazer o nariz mais suscetível a hemorragias. Outras causas incluem assoar o nariz vigorosamente; há também problemas médicos como alergias, resfriados, sinusite ou um desvio de septo nasal; e os efeitos colaterais de alguns medicamentos anticoagulantes como a varfarina (Coumadin® ou Marevan®) ou até mesmo, aspirina (AAS).

Sintomas de pressão alta – inconclusivos

Você não deve tentar avaliar seus sintomas em uma tentativa de auto-diagnosticar uma pressão arterial elevada dizendo que eles são Sintomas de Pressão Alta. O diagnóstico só deve ser feito por um profissional de saúde, pelo seu médico de confiança. Uma variedade de sintomas pode estar indiretamente associados com Pressão Alta, mas nem sempre são Sintomas de Pressão Alta, tais como:

Manchas de sangue nos olhos

Sim, manchas de sangue nos olhos, ou hemorragia subconjuntival, são mais comuns em pessoas com diabetes ou pressão arterial elevada, mas nenhuma dessas duas condição faz com que as manchas de sangue nos olhos apareçam. Escotomas visuais não estão relacionadas com pressão arterial elevada. No entanto, um oftalmologista pode ser capaz de detectar danos no nervo óptico causada por Pressão alta não tratada.

Rubor Facial

O rubor facial ocorre quando os vasos sanguíneos se dilatam na face. O rosto ficando vermelho pode ocorrer de forma imprevisível ou em resposta a certos gatilhos, como:

• a exposição ao sol,
  • tempo frio,
  • alimentos picantes,
  • vento,
  • bebidas quentes e
  • produtos de cuidados da pele.

O rubor facial também pode ocorrer com o estresse emocional, exposição ao calor ou água quente, o consumo de álcool e exercício físico, tudo o que pode aumentar a pressão arterial temporariamente. Mesmo que o rubor facial possa ocorrer no mesmo momento em que a sua pressão arterial estiver maior do que o normal – descontrolada, a Hipertensão arterial não é a causa do rubor facial. ((Heart.org))

Tontura

Embora não seja causado pela Pressão Alta, as tonturas podem ser um efeito colateral de alguns medicamentos para pressão arterial elevada. No entanto, tonturas não devem ser ignoradas, especialmente se você notar que elas ocorre de forma súbita. A tontura repentina, perda de equilíbrio ou perda da coordenação e a dificuldade para caminh

sintomas de pressão alta

ar são todos sinais e sintomas de um acidente vascular cerebral. A Pressão Alta é um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral, portanto, fique atento e avise para o seu médico.

Os sintomas da Crise Hipertensiva

Como mencionado acima, apenas quando as medidas de pressão sanguínea sobem para níveis perigosamente altos (acima de 180/110mmHg) podem ocorrer Sintomas de Pressão Alta, que são (efetivamente) causadas por essa elevação da Pressão. A pressão arterial alta, em níveis acima de 180/110mmHg é conhecida como crise hipertensiva, e tratamento médico de emergência é necessário.

Além de medidas muito elevadas, uma pessoa em crise hipertensiva pode apresentar:

• Fortes dores de cabeça
  • Ansiedade severa
  • Falta de ar
  • Sangramento Nasal.

Você entendeu? Conhecia Sintomas de Pressão Alta?

E então? A sua pressão arterial está controlada? Você já sentiu algum sintomas que julgou que fosse por causa da Pressão arterial elevada? Conte-nos nos comentários.

Quer ler mais sobre a Hipertensão Arterial?